sábado, 15 de outubro de 2011

A qualidade da escrita científica



  
Existem centenas de livros sobre metodologia e/ou escrita científica. Muitos são excelentes e valem a pena ser difundidos. Um deles, já pode anotar aí: “Documentos Acadêmicos: Um padrão de qualidade”. Está em sua segunda edição, com selo da Editora Universitária da UFPE, edição de 2010. Para melhorar a escrita é fundamental conhecer as regras que a normatizam.
            O livro é útil a pesquisadores de todas as idades, pois atualiza informações sobre as normas técnicas e estrutura para produtos diferenciados: projetos de pesquisa, livros e folhetos, trabalhos acadêmicos, periódicos científicos impressos, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos, relatórios técnicos e científicos, relatórios finais e parciais, curriculum vitae e memorial.
Além disso, o livro aborda também informações sobre resumos, sumário, numeração de sessões, ilustrações e tabelas, citações em documentos, notas de rodapé, referências de documentos impressos e de outras plataformas. Vale destacar os capítulos sobre a apresentação gráfica e a formatação e digitação dos trabalhos acadêmicos, itens que costumam ser solenemente ignorados por muitos!!! Os autores indicam o passo-a-passo de cada uma das ações que permite ao aluno garantir um trabalho ordenado e configurado de acordo com as normas.
            A metodologia científica existe para possibilitar que todos nós entendamos em quais locais é possível buscar maiores informações sobre um determinado objeto de pesquisa, autor, etc. Se desejarem maiores esclarecimentos sobre algum desses assuntos, especificamente, mandem recados!
            Boa semana de estudos a todos!!!
Rossana Gaia (jornalista e professora)
15 de outubro de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário